Quando vamos escolher um caminho, sempre procuramos aquele que vai chegar mais rápido.
Existem muitos atalhos e na maioria das vezes, eles funcionam mesmo
economizando tempo e dinheiro. Mas, as vezes nesses atalhos encontramos surpresas... um beco escuro... uma rua sem saída... uma estrada mal preservada... ou até mesmo, aquela estrada de terra, cheia de pedras e buracos.
E na nossa vida, não é muito diferente. Muitas vezes, pegamos esses atalhos. E quando pensei nisso, me veio a mente o exemplo de Sara. É, a Sara de Abraão. Se formos observar o comportamento de Sara, ela escolheu um atalho.
Em Gen 15 Deus fala pra Abraão que ele teria um galardão, um prêmio, uma glória sobremaneira grande, mas Abraão não tinha filhos. Ao questionar o fato de não ter filhos, Deus lhe faz uma promessa: 'Então, conduziu-o até fora e disse: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes. E lhe disse: Será assim a tua posteridade.'(v.5)
Sara, até aquele momento, não tinha tido filhos. Ela entendia que não era vontade de Deus que ela tivesse filhos e quis então, resolver da melhor maneira possível. Acredito que em seu coração tinha sido gerada uma grande dúvida: Como poderia então, Abraão ter muitos descendentes, se nem um filho ele tinha? Sara então, em um ato de coragem e muito desprendimento - pq mesmo sendo muito comum a existência de concubinas, Abraão só tinha a Sara como esposa - entrega sua serva Agar a Abraão para que através dela, ela (Sara) tivesse filhos. Sara agiu com a melhor das intenções, achando que estava fazendo o que tinha q ser feito e Agar ficou grávida. E quando Abraão tinha 86 anos, Ismael nasceu.
Mas, não era esta a promessa de Deus! Passados então 13 anos, Deus lhe traz a memória a promessa que tinha feito e a reforça dizendo que ele Abraão seria o pai de muitas nações. Gen 17:4. E que o filho nasceria de Sara e se chamaria Isaque.
Em Gen. 21, está registrado o nascimento de Isaque quando Abrãao estava com 100 anos. Ela ficou grávida e, na velhice de Abraão, lhe deu um filho. O menino nasceu no tempo que Deus havia marcado'. (v.2).
Humanamente falando, muito tempo esperando até ver a promessa cumprida. Mas, Isaque nasceu no tempo e na forma escolhida por Deus.
Independente de um atalho ter sido escolhido, Deus tinha um plano que n seria frustrado. Mas as conseqüências dessa escolha não tinham como ser evitadas. Quando Isaque fez 8 anos, Sara pediu a Abraão que Agar fosse embora junto com Ismael pois ela teve medo de que a herança de Isaque fosse ameaçada por Ismael. Deus permitiu q isto acontecesse e tranqüilizou Abraão pois abençoaria também a descendência de Ismael. E eles foram embora em direção ao deserto, e durante a caminhada faltou água. Agar se desesperou pq n queria ver seu filho morrer de sede, mas Deus interviu e abriu seus olhos para que ela visse um poço e pudesse dar de beber a Ismael. E ele cresceu protegido por Deus.
Em Gen. 22, Deus coloca Abraão à prova e pede que ele sacrifique Isaque. Abraão não negou seu filho, mas Deus não permitiu que Isaque fosse sacrificado porque Abraão passou pelo teste de que realmente temia a Deus. Porque será que Deus provou tanto a Abraão? Acredito que os planos de Deus para ele eram tão imensos, que Deus quis que ele tivesse experiências marcantes na sua vida, para que pudesse sempre trazer à memória as grandiosas maravilhas que Deus já tinha feito, para que sua fé no decorrer da caminhada n fosse abalada. E Abraão foi abençoado em tudo na sua vida. Gen.24:1.
Será que temos essa percepção de quando estamos sendo provados? E diante de decisões importantes, escolhemos os atalhos ou esperamos a resposta de Deus?
Deus é soberano e nos conhece, mas, mesmo assim, ele requer de nós atitudes que demonstrem o que está no nosso coração. Deus nos dá sempre a opção de escolher e se errarmos nas nossas escolhas, ele estará conosco, sua misericórdia é capaz de transformas as situações mais caóticas e mais desoladoras porque ele sabe que não somos perfeitos.
Portanto, se esta é a sua situação, não se afaste de Deus porque os planos dele continuam existindo para você. Não importa o tempo, não importam as conseqüências! Os planos de Deus vão se realizar se você se permitir viver o que Ele tem para você.
E se para você, algo parece demorar, espere porque Deus age na hora e da forma que ele sabe que é melhor para você. Não faça a opção pelos atalhos, pode parecer mais fácil e conveniente, mas não é o melhor de Deus para você.
Confie e entregue tudo a Deus, ele tem sempre o melhor para você no tempo certo.
Pra. Gisele Poliana Itaborahy