Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Romanos 5.8
Muitas vezes estamos procurando razões para amar alguém
e nesta busca, findamos encontrando uma série enorme de defeitos, falhas, erros e coisas das quais não gostamos. E então decidimos que esta pessoa não é digna do nosso amor.
Geralmente amamos mais aquelas pessoas que nos ajudam ou nos entendem, que tem algo a nos oferecer, ou seja, praticamos um amor fácil, sem sacrifício, irresponsável e interesseiro. O apostolo Paulo escrevendo aos Coríntios diz:
“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. I Cor. 13. 4 - 7.”
Lendo este texto entendo que, amar é colocar os nossos próprios desejos de lado, de forma que possamos nos doar sem esperar nada em troca.
A maior prova do amor de Deus para conosco foi exatamente esta, no sentido que nós não tínhamos nada de especial para lhe oferecer, muito pelo contrário; Vivíamos irritando Deus com nossas atitudes de desobediências e obstinação.
“Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Efésios 2.3.”
“A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora, contudo vos reconciliou. Col. 1 . 21.”
Deus não procurou nossas qualidades, também não levou em consideração nossas imperfeições, Ele simplesmente nos amou. E nos amou ao ponto, de dar-nos Seu Filho Unigênito, para morrer em nosso lugar. Amar não depende da possibilidade, tipo:
“Se for possível eu vou amar.” Não! Depende exclusivamente da minha atitude. Eu decido... vou amar. E foi exatamente isto que Deus fez, Ele decidiu nos amar. Nós precisamos crer e acreditar nesse amor, apenas isso. Decida amar... A escolha é só sua!
Pra. Gisele Poliana Itaborahy