Cremos que através da salvação: “dom gratuito de Deus – Graça” (Favor não merecido), o homem pode e deve restaurar o seu relacionamento com Deus.

Por várias vezes o Antigo Testamento diz que a salvação pertence a Deus. Isso indica que a salvação não tem origem em nós.

Uma vez que o pecado é cometido pelo homem, poderíamos naturalmente pensar que a salvação também é originária do homem. Todavia nem sequer o pensamento da nossa salvação proveio de nós; pelo contrário, originou-se em Deus. Embora o homem tenha pecado e esteja destinado à perdição, não é sua intenção buscar a salvação. Embora tenha pecado e deva perecer, foi Deus quem começou a pensar em salvá-lo. Portanto, o Antigo Testamento menciona repetidas vezes que a salvação pertence a Deus e vemos no novo Testamento esta promessa se cumprindo em Jesus (o Cordeiro Vivo, Santo e Agradável a Deus em sacrifício pelos nossos pecados). O motivo disso é que Deus é quem deseja salvar-nos. O homem nunca quis salvar-se. 

Deus o ama profundamente e deseja que você saiba que a salvação não é pelas obras, é um dom. O caminho da salvação provido por Deus é receber a Cristo pessoalmente, confiando nele somente para nos salvar. A realidade de sua salvação mostrar-se-á em sua reação de amor em obediência ao seguir a Jesus Cristo. João 14:23: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra." Se você realmente foi salvo, você obedecerá! Entre outras coisas, isto significa que você sairá do mormonismo e seguirá ao Cristo bíblico! A salvação verdadeira produz boas obras e obediência a Cristo

Romanos 6:23: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor." Não podemos fazer-nos "dignos" da graça de Deus. Salvação é um dom gratuito ao indigno, ao que não merece, e todos nós estamos nesta categoria. "Cristo morreu pelos ímpios" -- Romanos 5:6.

“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; 9 não por obras, para que ninguém se glorie.“ (Efésios 2:8-9) 

A Palavra de Deus nos afirma que a salvação é recebida pela FÉ baseada unicamente na GRAÇA de Deus. 

A palavra de Deus explica em Romanos 5:12-21 que a morte veio a todos os homens por causa do pecado de Adão. Deus ainda diz: 

“O pecado não se compara com a oferta gratuita de Deus. Pelo pecado de um homem, muitas pessoas morreram. Pela graça de um homem, Jesus Cristo, muitas pessoas receberam, em abundância, a graça de Deus e a sua salvação.” (Romanos 5:15) 

Em nenhum lugar nessa passagem ou em qualquer outro lugar na Bíblia Deus diz que um homem pode de alguma forma justificar-se. A expiação pelo pecado foi a obra exclusiva de Jesus Cristo, o Filho de Deus, que não tinha pecado. A Bíblia diz: 

“Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4:12)  

É unicamente Jesus Cristo, que expiou o pecado e nenhum homem pode oferecer sua própria justiça por seus pecados, porque todos os homens nascem pecadores e estão sob a condenação do pecado. Esta doutrina errônea de obras não é o plano de salvação de Deus e, portanto, condena aqueles que acreditam, à condenação eterna. 

O dicionário define graça como: 

“Disposição para conceder algo livremente, a condição ou o fato de dar favor – misericórdia, clemência, perdão”. 

Na teologia significa o “amor imerecido e favor de Deus para com o homem.” Além disso, a palavra refere-se à influência divina de Deus para mudar um homem pecador e torná-lo puro e justificá-lo diante de um Deus santo e justo.  

Assim graça pela sua definição é algo que é dado gratuitamente ao homem por seu Criador e não há requisitos além de recebê-la livremente. A salvação não é ganhada, nem merecida, mas foi oferecida como o dom gratuito de Deus. 

Romanos 5:15 explica esta verdade e acrescenta que a graça é um “dom gratuito”.  

Deus ama o pecador e oferece graça, e quando é recebida Ele tira o pecado, e o próprio Deus por meio de Cristo Jesus nos declara justos. É totalmente a obra de Deus que nos oferece Seu favor imerecido. 

Romanos 3:23-25 diz: “pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, 24 sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. 25 Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos “. Observe, o versículo diz que todos são pecadores. Isso estabelece a necessidade de cada não-crente ser justificado. 

Versículo 25, usa a palavra “propiciação”, que significa ter uma dívida totalmente paga. A dívida de ofensa é removida, tirada do caminho e satisfeita. O próprio Cristo, através da Sua morte na cruz, derramando o Seu sangue justo e inocente, pagou nossa dívida de pecado que nós não podíamos pagar. 

1 João 2:2, diz que na cruz todo pecado cometido pelo homem foi pago completamente. “Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.” 

O uso da palavra “propiciação” na Bíblia é uma declaração enfática que o homem não pode ganhar a graça de Deus ou a salvação pelas obras. A palavra significa “pagamento completo”. Cristo é o pagamento integral, e não o pagamento parcial adicionado e completado por nossas boas obras. Assim, o pecado do homem é removido totalmente por Cristo baseado somente no Seu pagamento por nossos pecados. Deus, então, dá justiça imerecida para o crente, quando ele pela fé simples, acredita nas Escrituras e confia em Deus. 

Romanos 10:9-10 diz: “Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. 10Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação. “ 

Consequentemente cristãos não são salvos por suas boas obras. Os cristãos são salvos para fazer boas obras e é crucialmente importante para saber a diferença. 

“Assim como o corpo sem espírito está morto, também a fé sem obras está morta.” (Tiago 2:26). Também leia Tito 2:11-14; Hebreus 10:23-25; Hebreus 13:20-21; 1 Pedro 2:9-12 e Apocalipse 22:12-14. 

Ao estudarmos Efésios 2:9 podemos concluir que nós não estamos salvos “por obras, para que ninguém se glorie”, e reafirma e esclarece o significado do versículo 8, que a salvação não pode vir por obras, mas somente pela graça, mediante a fé – e isto não vem de vós, é dom de Deus

Efésios 2:8, 9: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie."

Lucas 24:47; João 3:16; Romanos 10:13-15; Efésios 2:1-10; Tito 2:11